Bichon Frisé

Ficha Técnica

História do Bichon Frisé

Entre a aristocracia e a plebe

O Bichon Frisé integra o grupo de pequenos cães brancos conhecido como Barbichon, que integra ainda o Bichon Maltês, o Bichon Havanês, o Bichon Bolonhês e o Coton de Tulear.

A origem do Bichon Frisé é alvo de alguma controvérsia. Existem registos históricos do século XIII que indicam que pequenos cães brancos de pêlo longo eram dados como presente um pouco por toda a Europa, principalmente entre a nobreza italiana, francesa e espanhola.  Olhando para estes registos e para outros que foram feitos posteriormente, a origem destes cães deverá ser de algum país mediterrânico, provavelmente de Itália.

Um dado quase adquirido é de que grande parte do desenvolvimento do Bichon Frisé ocorreu na ilha de Tenerife, a maior do arquipélago espanhol das Canárias. Estes pequenos cães brancos que a...

Temperamento do Bichon Frisé

Um animal (muito) social

Excelente cão de companhia, o Bichon Frisé atrai a atenção de muitas pessoas pela sua movimentação elegante, pela estética que o pêlo totalmente branco lhe confere e pela sua graciosidade natural. Esta é uma raça que adora brincar, afectuosa, inteligente e sensível. Tem um temperamento muito equilibrado, o que faz dela um óptimo cão de família, dando-se muito bem com crianças.

Sendo atento e curioso, o Bichon pode dar um bom cão de alerta, uma vez que tem tendência para ladrar quando sente a presença de algum estranho. Os donos têm que ter cuidado para que esta tendência não se transforme num problema, uma vez que ter um cão que ladre excessivamente é mau para eles e para os seus vizinhos.

No entanto, interessa realçar que o Bichon é um cão muito...

Saúde do Bichon Frisé

Genericamente, o Bichon Frisé é uma raça saudável, no entanto, como acontece com qualquer outra raça, é fundamental, para quem deseja ter um exemplar, contactar um criador bem referenciado.

A luxação na patela (ou luxação patelar, ou, ainda, luxação da rótula) é um dos problemas a que é preciso estar atento, uma vez que costuma ser hereditário. Como o Bichon é bastante activo, este problema terá um enorme impacto negativo no seu bem-estar.

As doenças oculares também podem afectar a raça, principalmente as cataratas. Estas podem ser unilaterais, caso aconteçam apenas num dos olhos, ou bilaterais, caso aconteçam em ambos os olhos. As cataratas caracterizam-se pela opacificação da lente, ou cristalino, impedindo a passagem da luz até à retina, cuja função é a percepção das imagens. A consequência desta doença é a...

Aparência Física do Bichon Frisé

Silhuetas Bichon Frisé

Características do Bichon Frisé

Curiosidades

Curiosidades

Durante séculos, o Bichon foi muito popular entre a aristocracia europeia, particularmente nos países do sul da Europa, como Espanha. Em muitas pinturas vemos representados exemplares da raça, designadamente através da mão de um dos maiores pintores espanhóis (e do mundo) de sempre, Francisco Goya. Uma das suas mais conhecidas obras onde aparece um exemplar da raça é o retrato de la duquesa de Alba de blanco.

Outras raças