Animais de estimação para idosos: 7 principais benefícios
- Tópicos: Lifestyle
Na terceira idade é frequente as pessoas estarem sozinhas e os animais de estimação são uma boa opção de companhia. Além de fiéis e meigos, são fáceis de lidar, gerando uma relação de proximidade com os humanos, transmitindo uma sensação de confiança e proteção.
Os animais de estimação estão cada vez mais presentes nas casas das pessoas, servindo de companhia, combatendo o isolamento social e a solidão.
Conheça os 7 principais benefícios dos animais de estimação para os idosos:
1- Reduz a instabilidade emocional:
A relação que se cria com o animal de estimação é a fórmula certa para uma melhor vivência. Por vezes permite ultrapassar obstáculos que não seria possível sem a companhia de alguém. Neste caso, um animal de estimação ajuda a suportar a dor da perda de alguém que nos é querido.
2- Permite criar uma rotina:
A qualidade de vida e bem-estar na terceira idade passa por conseguir adaptar os seus horários e criar uma rotina com o animal de estimação. A confiança adquirida entre os dois pode ser uma grande responsabilidade, um estímulo de memória e autonomia.
3- Influencia a saúde física:
A diversidade no dia a dia de tarefas tão simples como ir à rua ou dar comida, permite prevenir doenças silenciosas. A dinâmica diária do exercício físico e mental é muito importante para as partes motoras estarem ativas.
4- Animais de estimação unem a família:
Este tipo de companhia ajuda na aproximação das pessoas. Famílias com alguma diversidade conseguem ter um ponto de referência e assim estarem mais atentas ao que se passa ao seu redor. Se existirem crianças a companhia ainda se torna mais saudável, gerando uma amizade frequente e duradoura com o animal de estimação.
5- Aumenta a sensação do lar protegido:
Os animais de estimação também contribuem para a segurança de um lar, pois existem raças que agem como verdadeiros protetores dos seus companheiros. Saiba mais sobre cada raça em “Guia de Raças”.
No caso de pessoas idosas que moram sozinhas, o cão pode latir para chamar o companheiro em resposta ao perigo, em situações de assalto ou animais indesejados.
6- Ajuda a combater a depressão:
O carinho que se vai desenvolvendo ao longo desta relação ajuda a combater a depressão e a solidão. Como a atividade é constante, a probabilidade de isolamento ou depressão pode ser evitada.
7- Retorno do carinho nos animais de estimação:
Um animal de estimação é uma companhia que nos dá carinho e que também requer em troca. Adotar um animal é sempre uma opção para convencer quem está sozinho, como no caso dos idosos. Também os animais precisam de carinho, de um futuro promissor (na UPPA encontrará vários animais para adoção). A situação do idoso é semelhante, pois, também precisa de carinho, atenção, paciência, e a inclusão pode ser um exemplo de generosidade, apenas com uma pequena atitude: adotar um animal de estimação. Saiba mais em “Conselhos para adoção de um cão”.
Antes de adotar um animal pode ler o artigo “Ter um cão – 10 perguntas a ter em conta”.
Para terminar, podemos concluir que não só é possível ter uma companhia que nos deixa com as emoções ao rubro e consegue, ao mesmo tempo, ser meiga e ternurenta, como permite a aproximação entre familiares. A criação de uma rotina saudável e o retorno da responsabilidade previne o surgimento de doenças, promovendo a sanidade mental.