Como posso ajudar os animais da Ucrânia?

Na guerra, muitos animais ficam para trás, em cidades abandonadas e desertas. Outros, com mais sorte, têm a oportunidade de fugir com os seus tutores. Isto é o que podemos fazer para os ajudar.
animais ucrania

O conflito na Ucrânia continua a obrigar milhares de pessoas a abandonar o seu país todos os dias, ou a serem deslocados dentro do seu país. 

Além da crise de refugiados, há a preocupação com os animais da Ucrânia, já que, também eles, ficam vulneráveis e desprotegidos neste contexto de guerra e destruição. 

Se muitos animais ficam para trás, em cidades abandonadas, outros têm a oportunidade de fugir com os seus tutores. Sinal disso, várias organizações de apoio a animais têm recebido pedidos de socorro de famílias ucrânianas que procuram fugir da guerra sem deixar para trás os seus animais de estimação.

Como resposta, países como a Polónia, Letónia, Hungria, Roménia, República Checa ou Eslováquia levantaram temporariamente as restrições para o transporte de animais de estimação – deixando de ser obrigatório a apresentação de certos documentos, como o certificado de vacinas, o registo ou a licença do animal. 

Numa altura de tanta vulnerabilidade, é fundamental o apoio das instituições/organizações de resgate animal, seja na Ucrânia, como organizações internacionais, como as associações portuguesas que também se disponibilizaram para ajudar. 

 

O apoio fundamental das instituições/organizações de resgate animal

Com o intuito de ajudar os animais da Ucrânia e os seus tutores, a organização portuguesa IRA – Intervenção e Resgate Animal já vai na sua segunda missão de resgaste até à Polónia e regiões ucranianas menos afetadas pelos confrontos, na sua maioria em Lviv. Levam bens de primeira necessidade e ração que distribuem por abrigos de animais na Ucrânia. Para além disso transportam para Portugal mulheres, crianças, idosos e os seus animais de estimação.

Existem ainda voluntários, grupos de pessoas e militares que não esquecem os animais que ficam para trás. Arriscam a vida para os salvar – cães e gatos que são vistos a deambular por entre destroços de bombardeamentos ou abandonados.

Lista de organizações que ajudam animais da Ucrânia:

As ONGs de animais unem esforços, mas também pedem pelo nosso contributo – ração, medicamentos, produtos de higiene e donativos monetários são algumas das formas através das quais podemos ajudar.

Indicamos algumas das Organizações onde se pode dirigir para ajudar os animais da Ucrânia:

Organizações Internacionais:

  • Animal Food Bank – (ONG americana que promove campanhas de alimentação para cães na Ucrânia);
  • Harmony Fund – (Resgatam animais de todo o mundo);
  • Ugolyok – (Santuário de Animais na Ucrânia);
  • UAnimals – (ONG Direitos dos Animais da Ucrânia);
  • Happy Paw – (ONG de apoio a mais de 60 abrigos de animais na Ucrânia);
  • House of Animals – (ONG Holandesa que apoio abrigos de animais na Ucrânia);
  • Sirius Shelter– (o maior abrigo de cães e gatos da Ucrânia);
  • Vet Crew – (Equipa de veterinários que prestam cuidados a animais em Odessa).

Organizações Portuguesas:

  • IRA – Intervenção e resgate animal (Doa bens de primeira necessidade a refugiados e animais);
  • ComRaça – Equipa de Resgate Animal (Recolhem donativos perto de supermercados);
  • SOS Animal – Portugal – (Proporciona ajuda aos animais que chegam com os refugiados ucranianos em parceria com a Associação Mundo dos Sonhos e a “Ukrainian Refugees UAPT”. Precisam com urgência de comida para cão e gato e aceitam donativos quer pela Clínica Veterinária que operam, quer através dos meios digitais que disponibilizam).

Também as Câmaras Municipais, Juntas de Freguesia e Associações Regionais continuam a organizar iniciativas locais de forma a agilizar o processo de entrega de donativos por parte da população. Todos juntos a colaborar contribuímos para o bem-estar dos animais da Ucrânia e dos seus tutores.