Boxer

Ficha Técnica

História do boxer

O pugilista alemão

Existem duas teorias sobre a origem do nome da raça Boxer: uma assenta nas semelhanças que o Boxer tem com um pugilista (tanto em inglês, como em alemão, diz-se boxer), uma vez que a forma como este cão investe contra as presas, apoiando-se nas patas traseiras e gesticulando energicamente as patas dianteiras, faz lembrar os movimentos de mãos de um lutador de boxe; a outra teoria defende que o nome desta raça deriva da palavra germânica “boxl”, usada para designar os cães que trabalhavam em matadouros.

O Boxer descende da extinta raça alemã Bullenbeisser, também conhecida como Bulldog Alemão, a qual foi criada através do cruzamento entre mastins e bulldogs. Foi usada, durante séculos, tanto na Alemanha como na Holanda, como cão de caça grossa, designadamente ao javali, ao...

Temperamento do boxer

Sempre pronto para a brincadeira

O companheirismo, a lealdade e a vontade de agradar tornam o Boxer numa excelente raça para viver em família. Adora estar perto dos seus donos e interagir com eles, nomeadamente com as crianças, com quem se mostra excepcionalmente paciente e muito brincalhão. As crianças com idades mais avançadas e que têm boxers integrados nas suas famílias costumam brincar activamente com eles, uma vez que são cães enérgicos e sempre prontos para qualquer jogo ou aventura.  

Porém, como acontece com qualquer outro cão, é muito importante estar atento à interacção com os mais pequeninos, evitando abusos e potenciais acidentes. Muitas vezes, cães com um porte grande, como é o caso do Boxer, podem magoar inadvertidamente uma criança. Ensinar uma criança a respeitar o espaço e a integridade física do cão é...

Saúde do boxer

Existem alguns problemas de saúde que podem afectar o Boxer. O cancro, infelizmente, é um desses problemas, manifestando-se, sobretudo, através de tumores cerebrais e de linfomas (cancro do sangue). Os Boxers brancos, ou onde o branco está muito presente, têm também o risco de ter cancro da pele. Para diminuir este risco, devem-se tomar precauções, designadamente aplicar protector solar e evitar a exposição prolongada ao sol durante os dias mais quentes.

As doenças de foro cardíaco são outros dos problemas que podem surgir. A mais comum é a estenose aórtica, caracterizada por um excessivo estreitamento da válvula aórtica, prejudicando o fluxo normal de sangue. Esta é uma doença que pode ser fatal, pelo que um acompanhamento de um veterinário cardiologista é fundamental. Outra doença cardíaca a que é preciso estar atento é a Cardiomiopatia Arritmogénica do Boxer, que consiste num processo de degeneração do miocárdio, ocorrido pela infiltração fibroadiposa e por uma atrofia das fibras musculares.

Como acontece com tantas outras raças de grande porte, a displasia da anca pode afectar o Boxer. Esta condição tem um cariz hereditário e caracteriza-se pelo desajuste do osso do fémur em relação à articulação da anca (ou quadril), causando dor e dificuldades de locomoção.

O hipotireoidismo também pode ocorrer. Este é caracterizado pela insuficiente produção da glândula da tireóide de hormonas que regulam funções fundamentais de diferentes órgãos, nomeadamente do coração, do cérebro, do fígado e dos rins.  

É, também, preciso estar atento a um conjunto de doenças de foro oftalmológico designadas por Distrofias Corneanas, as quais são normalmente genéticas. Estas doenças causam uma perda de transparência da córnea, a qual se vai tornando gradualmente mais opaca, prejudicando a capacidade visual e podendo, até, levar à cegueira.  

Deve-se, ainda, prestar atenção à Dilatação-volvo Gástrica, vulgarmente conhecida como torção do estômago. Quanto maior o porte do cão, maior a probabilidade deste problema ocorrer. A torção do estômago acontece quando o estômago dá a volta sobre si mesmo, ficando torcido e, por consequência, impedindo a circulação gástrica.

Interessa, ainda, referir mais dois problemas de saúde que podem afectar esta raça. O primeiro são as alergias, designadamente as alergias respiratórias e as alimentares. O segundo é a surdez, a qual afecta 20% dos Boxers brancos.

Finalmente, vale a pena salientar que o Boxer não se adequa a temperaturas extremas, sejam altas ou baixas.

Quanto aos cuidados com a pelagem, basta uma escovagem regular para remover a quantidade significativa de pêlo que o Boxer larga durante todo o ano.

Aparência Física do boxer

Silhueta Boxer

Características do boxer

Curiosidades

Curiosidades

Existe uma grande polémica sobre os Boxers totalmente, ou quase totalmente, brancos. Estes, mesmo sendo filhos de pais com pedigree, não são aceites como exemplares da raça, havendo quem os qualifique como albinos, qualificação que é incorrecta, uma vez que estes exemplares têm pigmentação.

Outras raças