Cão de Montanha de Berna

Ficha Técnica

História do cão de montanha de berna

Dos Alpes para todo o mundo

Assim como acontece com o seu compatriota São Bernardo, o Cão de Montanha de Berna descende muito provavelmente dos Molossos da Antiga Roma, que foram trazidos para o território helvético durante a expansão militar do exército romano. Estes cães desempenhavam um papel de grande importância, protegendo ferozmente propriedades, acampamentos e gado.

Os antepassados do Cão de Montanha de Berna conduziam e protegiam o gado no cantão de Berna, um dos 26 cantões que compõem a República Suíça, sendo, também, usados como cães de tracção, designadamente para puxar as carroças de leite. Existem representações destes cães em pinturas que datam do século XVIII.

Já nos finais do século XIX, o Professor Albert Heim juntamente com Franz Schertenleib, liderou uma equipa que desenvolveu um estudo sobre os pastores suíços, salvando-os de...

Temperamento do cão de montanha de berna

Um guarda dócil e tranquilo

Segundo a descrição do standard do Cão de Montanha de Berna, este não deve ser “agressivo, medroso ou receoso”, devendo antes ser “equilibrado, atento, vigilante e seguro de si”.

O temperamento dócil, tranquilo e gentil desta raça faz dele um excelente cão de família, uma vez que, para além da forte ligação e lealdade que estabelece com o dono, tem uma boa relação com crianças, o que não significa que esta interacção não deva ser sempre supervisionada. O apego pela sua família faz com que não suporte estar longe dela por muito tempo, podendo, caso isso aconteça, desenvolver altos níveis de ansiedade e, por consequência, adoptar comportamentos problemáticos.

As qualidades temperamentais desta raça não reduzem minimamente a dedicação e a atenção que a sua educação deve ter, até porque, quando chega à...

Saúde do Cão de Montanha de Berna

A displasia coxofemoral (ou displasia da anca) é um dos problemas de saúde mais graves e comuns que afectam o Cão de Montanha de Berna, caracterizando-se por uma instabilidade na articulação entre a cabeça do fémur, o ligamento e o acetábulo. Pode provocar uma dor intensa e muito sofrimento, levando a grandes dificuldades de locomoção. O facto de este problema ser, normalmente, hereditário, obriga a que a reprodução seja feita entre exemplares saudáveis, sendo ainda aconselhável fazer uma radiografia no momento em que cada cão, ou cadela, atinja os 18 meses de idade.

Outro problema de saúde grave que afecta o Cão de Montanha de Berna, típico de cães de grande porte, é a torção do estômago, que pode revelar-se fatal. No caso de o abdómen aumentar e o animal ficar...

Aparência Física do Cão de Montanha de Berna

Silhueta Cão de Montanha de Berna

Características do Cão de Montanha de Berna

Curiosidades

Curiosidades

Há muito tempo atrás, os suíços chamavam ao Cão de Montanha de Berna “Vieraugen”, ou “Vieraugli”, que significa “quatro olhos”. Este nome deve-se à mancha castanha que está acima de cada um dos seus olhos, dando a ilusão que possui quatro olhos.

Segundo alguns autores, existiam pessoas especialmente supersticiosas que acreditavam que o suposto par de olhos extra desta raça servia para ver fantasmas.

Outras raças