Bull Terrier

Ficha Técnica

História DO BULL TERRIER

Ontem gladiador, hoje cavaleiro branco

Emigrante irlandês e morador da cidade inglesa de Birmingham, James Hinks foi o grande criador desta raça. Cruzando, no ano de 1860, o extinto White English Terrier com o English Bulldog (na altura uma raça diferente da que hoje conhecemos), Hinks pretendia criar um cão que deslumbrasse os espectadores tanto nas lutas de cães, como nas salas de exposições.

Naquela época, qualquer cão que fosse o resultado do cruzamento entre um bulldog e um terrier era conhecido como “bull and terrier”. Este tipo de cães, que juntavam a força dos cães de tipo bull com a agilidade dos cães de tipo terrier, começaram a ser criados nos anos trinta do século XIX.  Hinks desenvolveu um tipo particular de “bull and terrier”, através da introdução de outras raças, como...

Temperamento do Bull Terrier

O bobo da corte

O Bully, como lhe chamam os apaixonados pelo Bull Terrier, está constantemente à procura de brincar, entretendo-se com grande facilidade. Com uma boa-disposição sempre presente, muita energia e extroversão, alinha em qualquer aventura, principalmente se for ao ar livre.

É um óptimo cão de família, cujas traquinices provocam gargalhadas a todos os que o rodeiam. Desenvolve uma relação afectuosa com as crianças, com quem mostra uma paciência especialmente grande para os seus abusos. Contudo, como acontece com qualquer cão, a convivência entre estes deve ser vigiada. Na verdade, devido ao facto de ter muita força, energia e de ser trapalhão, é mais adequado para crianças mais velhas, uma vez que pode, inadvertidamente, magoar e/ou assustar os mais pequeninos.

Absorvido pela enorme curiosidade por tudo o que o rodeia e, aos mesmo tempo,...

Saúde do Bull Terrier

Como acontece com qualquer raça, os problemas de sáude do Bull Terrier dependem muito da qualidade da criação de onde provém, pelo que é fundamental, para quem queira adquirir um exemplar, encontrar um criador sério e competente.

São cinco as doenças mais comuns nos Bull Terriers:

  1. Comecemos pela Nefrite Hereditária. Esta é uma doença renal grave, que pode aparecer numa idade precoce. Esta doença é causada pelo mau desenvolvimento dos rins, levando a que a urina contenha níveis de proteína demasiadamente elevados. Esta insuficiência renal pode levar a uma morte prematura.
  2. As doenças de foro cardíaco também podem surgir. O grau de gravidade varia consoante cada caso, sendo que, na maioria destes, trata-se de um sopro no coração. Contudo, nos casos mais problemáticos, é diagnosticado uma insuficiência cardíaca.
  1. A surdez é outro problema que pode afectar o Bull Terrier, principalmente os exemplares totalmente brancos. A surdez pode ocorrer num dos ouvidos ou, nos casos mais graves, pode ocorrer em ambos os ouvidos.
  2. Os problemas de pele, tal como acontece com a surdez, atingem, sobretudo, os exemplares de cor branca. Estes problemas podem variar entre erupções cutâneas, feridas e irritações. Por vezes, a causa destes problemas está relacionada com alergias a determinadas substâncias.
  3. Finalmente, a quinta doença que referimos é a luxação do cristalino. Esta ocorre quando a lente do olho está deslocada do seu posicionamento normal, o que é causado pela deterioração do ligamento que a sustém.

Para a saúde física e mental de um Bull Terrier é fundamental proporcionar-lhe bastante exercício e socialização. Caso exista uma carência a este nível, o nível de stress e de ansiedade será muito alto.

Quanto aos cuidados com a pelagem, basta uma escovagem semanal. Nas alturas de maior queda do pêlo, a escovagem terá de ser mais frequente.

Aparência Física do Bull Terrier

Silhueta Bull Terrier

Características

Curiosidades

Curiosidades

Na região do Punjab, que está integrada na fronteira entre a Índia e o Paquistão, foi desenvolvida, desde a época em que os britânicos governaram aquela região, uma raça descendente do Bull Terrier chamada Gull terrier.

Ao contrário do que acontece com o Bull Terrier, que deixou de ser uma raça utilizada para as lutas de cães (salvo tristes excepções), passando a ser um fantástico animal de companhia, o Gull Terrier continua a ser criado e usado essencialmente para as lutas. Ao se analisar as fotografias tiradas no século XIX aos Bull Terriers de então, nota-se uma enorme semelhança entre estes e o Gull Terrier.

Outras raças