Épagneul Breton

Ficha Técnica

História do Épagneul Breton

Um exímio caçador

Terá o Épagneul Breton origem espanhola? Esta é a grande discussão em torno da história desta raça. Alguns cinólogos defendem que sim, que o Épagneul tem origem na Península Ibérica e que o seu nome deriva da palavra “espanhol”. Porém, outros cinólogos defendem que esta raça não tem nenhuma relação com os cães ibéricos e que o seu nome deriva do verbo francês “espanir”, que significa agachar-se ou esconder-se, acção que caracteriza este cão no momento em que se aproxima da presa.

A raça também é denominada de Brittany, nome de uma região no noroeste de França conhecida pelos lusófonos como Bretanha, cuja costa está perto da Grã-Bretanha. O comércio entre franceses e ingleses incentivou a troca de diferentes tipos de cães, o que leva muitos estudiosos a acreditarem que o...

Temperamento do Épagneul Breton

Um amigo sensível e afectuoso

Uma expressão que os admiradores do Épagneul gostam de lhe associar é “as máximas qualidades num volume mínimo”. Robusto e resistente, continua a ser um popular cão de caça, cobrindo tanto em terra como na água e trazendo a peça ao dono praticamente intacta, o que leva os caçadores a afirmarem que tem o “dente doce”.

Tem sido também cada vez mais apreciado como cão de companhia, sendo, possivelmente, a raça nativa mais popular de França. O facto de libertar muito pouco odor e de ter um porte médio contribuem para que cada vez mais citadinos escolham o Épagneul Breton para se juntar à sua família.

Leal, obediente, equilibrado, inteligente e meigo, é um cão que procura sempre agradar aos seus donos e é bastante sociável, apreciando as brincadeiras com os mais...

Saúde do Épagneul Breton

Sendo uma raça rústica, é geralmente saudável. Porém, existem alguns problemas que a podem afectar, a começar pela displasia coxofemoral (ou displasia da anca), que se caracteriza por uma anomalia heriditária na articulação entre o fêmur e a bacia, causando dor e problemas de locomoção.

A epilepsia também pode ocorrer e está associada a uma doença degenerativa dos neurônios conhecida como Abiotrofia Cerebelar. Normalmente, este problema surge entre os três e os quatro anos de idade.

Problemas oculares são relativamente frequentes na raça, designadamente o glaucoma, que provoca danos no nervo óptico e perda de visão, e a catarata, que leva a uma opacificação do cristalino do olho, podendo, ou não, causar uma diminuição da capacidade de visão.

Outra doença que pode surgir é o hipotireoidismo, que se caracteriza por uma diminuição na...

Aparência Física do Épagneul Breton

Silhueta Épagneul Breton

Características do Épagneul Breton

Curiosidades

Curiosidades

Por vezes, alguns exemplares desta raça podem já nascer com a cauda curta, aos quais se chama anuros.

Outras raças