Pembroke Welsh Corgi

Ficha Técnica

História

O antigo pastor galês

Existem alguns registos antigos que indicam a existência dos Corgis no ano de 920 d.C., que tinham a função de pastorear gado, guardar fazendas e caçar ratos. Já no ano de 1107 d.C., tecelões flamengos emigraram para o País de Gales, para uma região chamada Pembrokeshire, tendo-se rendido a esta pequena raça. O seu nome deriva do flamengo e significa precisamente “cão pequeno”. Contudo, há também quem defenda que deriva do galês antigo, onde “Cur” significa guardar e “gi” significa cão.

A semelhança desta raça com o Vallhund sueco leva a duas teorias diferentes: ou os Vikings levaram para a Grã-Bretanha esta raça escandinava que, posteriormente, viria a dar origem ao Corgi; ou os Vikings trouxeram da Grã-Bretanha alguns Corgis para a Escandinávia, dando origem ao Vallhund sueco.

Até ao século XIX,...

Temperamento

Pequeno mas destemido

Inteligente, activo e considerado um grande companheiro, o Corgi, apesar do seu tamanho, é um cão muito corajoso e disposto a tudo para proteger a sua casa e a sua família. Extremamente dependente dos seus donos, deve ser habituado desde pequeno a conviver com estranhos, quer sejam pessoas ou cães, para que se torne num cão amigável.

Com tendência para ladrar, esta raça, embora se adapte muito bem à vida num apartamento, precisa de fazer exercício físico com regularidade para libertar as suas energias. As pernas curtas do Corgi podem induzir em erro, uma vez que é muito activo e ágil, estando sempre preparado para qualquer desafio.

Constitui uma excelente companhia e assume facilmente o papel de guardião da casa. Como cão de pastoreio por excelência, está sempre alerta...

Saúde

Sem prejuízo de ser uma raça geralmente saudável, necessita de uma alimentação equilibrada, uma vez que existe alguma tendência para a obesidade. Podem também surgir problemas relacionados com a visão, designadamente o glaucoma, uma doença que poderá levar à cegueira, caso não seja devidamente tratada.

O exercício é fundamental para o equilíbrio físico e psicológico desta raça, criada para desempenhar tarefas de pastoreio.

Não necessita de grandes cuidados com a pelagem, bastando uma escovagem regular.

Finalmente, interessa referir que o Corgi tem uma boa capacidade de adaptação a diferentes tipos de clima.

Aparência Física do Pembroke Welsh Corgi

Silhueta Pembroke Welsh Corgi

Características

Curiosidades

Curiosidades

Quando fez 18 anos, a Rainha Elizabeth II foi presenteada pelo seu pai, o Rei George VI, com uma cadela da raça Corgi, a que chamou Susan. Desde então, todos os Corgis da família real são descendentes de Susan.

Outras raças