Picada de insetos em cães: O que fazer e como prevenir?
- Tópicos: Saúde
As reações da picada de insetos em cães são várias. Desde comichão, vómitos, a doenças mais graves estes são alguns dos problemas que os cães podem vir a desenvolver como consequência de uma picada de inseto. Saiba como os pode prevenir e agir em casos mais graves.
A chegada da primavera e a picada de insetos em cães
Com a chegada da primavera os insetos voltam a estar mais ativos, o que pode aumentar a probabilidade do seu cão ser picado devido ao seu espírito curioso e destemido. Os cães utilizam o focinho para interagir com o mundo, mas por vezes, tal situação pode colocá-los em momentos desconfortáveis. A maioria dos insetos são atrativos para os cães principalmente os que voam, pois tudo se assemelha a uma brincadeira, mas é aí que o problema pode surgir. Os animais não têm noção de que alguns insetos estão munidos de um ferrão e que não têm qualquer tipo de problema em usá-lo quando se sentem sob ameaça.
Reações de picada de insetos em cães
No caso das abelhas e vespas, as picadas dão-se, sobretudo, no focinho e/ou nas patas podendo causar dores inesperadas. Os cães podem manifestar-se através de ganidos e desenvolver inchaços graves nas zonas atingidas. Coxear, lamber ou coçar constantemente podem ser sinais de que o animal foi picado. É aconselhável levar o animal ao veterinário, pois alguns cães podem ser alérgicos e desenvolver anafilaxia (sufocar). Mesmo que o cão não seja alérgico, se for picado no nariz ou na boca podem surgir dificuldades respiratórias devido ao inchaço da zona.
Podem também ser detetados outros sintomas como: vermelhidão, irritação na pele, vómitos, diarreia e fraqueza.
Tratamento de picada de insetos em cães
Uma solução possível para tratar a reação da picada de inseto no focinho do cão é aplicar gelo. Deve, também, tratar a picada de abelha como trataria uma sua, no entanto, nunca administre medicamentos sem antes consultar o veterinário.
Quanto às picadas dos mosquito, estas podem ser sentidas pelos cães da mesma forma instantânea que nós, humanos. É comum que os animais manifestem o seu desconforto ao lamber, morder ou coçar a zona irritada. Este tipo de picadas pode causar pequenas borbulhas, inchaço, vermelhidão ou irritação na pele, mas os danos físicos são passageiros.
Doenças desenvolvidas através da picada de insetos
O principal perigo são as doenças que podem ser transmitidas através das picadas dos insetos, como por exemplo a dirofilariose (conhecida por lagarta do coração) ou a leishmaniose. Saiba mais no artigo “O que é a Leishmaniose canica? Tudo o que precisa saber sobre a doença”
As pulgas são também uma preocupação no que toca ao bem-estar dos cães e requerem especial atenção, sobretudo para aqueles animais que passam muito tempo dentro de casa e partilham locais de descanso com os donos. Pode desconfiar que o seu animal de estimação tem pulgas no momento em que este se coça excessivamente e lambe o pelo com frequência. As pulgas podem ser difíceis de encontrar, especialmente em cães de pelo preto, mas por norma escondem-se na cabeça, no pescoço, nas virilhas e/ou nas patas traseiras. Os cães com a pele sensível podem sofrer de dermatite alérgica como consequência da picada da. Em alguns casos, as pulgas também podem transportar ténias e transmiti-las para o cão. É aconselhável dar banho com um shampoo anti pulgas para que o seu animal se livre o mais rapidamente possível dessa praga. Se tiver mais do que um cão, deve fazer uma inspeção geral a todos, visto que, ainda que não voem, as pulgas facilmente saltam de um corpo para o outro ou podem ser transmitidas se os cães dormirem juntos ou partilharem os mesmos espaços. Saiba mais no artigo “Desparasitação de cães”
Como prevenir a picada de insetos em cães
É impossível evitar que os nossos cães sejam picados por insetos ao longo de toda a sua vida, mas é importante que tomemos todas as medidas de prevenção que estão ao nosso alcance.
Existem vários produtos que podem servir de prevenção/proteção para os cães. Funcionam como repelentes de insetos e anti mosquitos e são vendidos em shampoo, spray (Menforsan, Frontline), pipetas spot-on (Advantix, Bayer ou Vectra, Ceva Saúde Animal), comprimido (Simparica) ou coleiras repelentes (Prevendog, Scalibor, MSD Saúde Animal).
Saiba mais no artigo “Tudo sobre a desparasitação do seu cão”
Outras medidas importantes são evitar passeios ao amanhecer ou ao entardecer, por ser uma altura em que os mosquitos estão mais ativos, bem como evitar locais perto de lagos ou águas paradas.