Top 10 jardins para passear o cão em lisboa
Quem tem um cão sabe que os fins de semana sem sair do sofá não são para todos.
Ter um cão torna-nos sobretudo mais activos – este é, precisamente, um dos factos que prova que a companhia de um cão faz bem à saúde! Só o facto de o termos que passear todos os dias obriga-nos a passar mais tempo ao ar livre e em movimento – por falar nisso, o jornal britânico Physical Activity and Health publicou um artigo no qual se conclui que as pessoas que têm cães andam cerca de mais uma hora por dia em comparação com as restantes! Às vezes, de facto, só mesmo o nosso cão para nos fazer sair do sofá…
Podemos até ter aquele pequeno jardim perto de casa que tanto jeito nos dá e do qual o nosso patudo gosta muito. No entanto, sabe sempre bem variar um pouco e dar a conhecer novos sítios – e cheiros – ao nosso patudo!
Por isso, para os lisboetas – ou aqueles que estejam de visita a Lisboa – aqui fica o nosso TOP 10 dos melhores jardins e parques para passear o cão em Lisboa. Esperamos que gostem!
Cursos Online
1. Monsanto
Na lista dos melhores jardins para passear o cão em Lisboa não podia, desde logo, faltar Monsanto.
Desde a incontornável Alameda Keil do Amaral, onde, aos fins de semana, sempre temos autênticos festivais caninos, passando pelo Parque do Calhau e pela Mata de Benfica, Monsanto não podia deixar de estar no topo da nossa lista de jardins para passear o cão em Lisboa!
Com uma área de 1000 hectares, há, portanto, lugar para todos no “pulmão” de Lisboa: tanto para aqueles que adoram um bom “cãovívio” numa tarde de Sábado como para os que preferem um passeio a sós com o seu cão.
2. Jardim do campo grande
Em 2013 abria o primeiro parque canino de Lisboa, precisamente no Jardim do Campo Grande. Só por isso, este jardim merece uma visita do seu patudo. No entanto, nos últimos anos o Jardim do Campo Grande tem vindo a ganhar uma nova vida, tendo voltado a ser um dos melhores jardins de Lisboa para um passeio com o seu cão!
3. Parque josé gomes ferreira (mata de alvalade)
E que tal um almoço ao ar livre, com toda a família (membros caninos incluídos, obviamente!) numa tarde de Domingo?
São cerca de 11 hectares, com muitas oliveiras e alfarrobeiras, duas zonas de mesas e um grande parque infantil. E, se não lhe apetecer levar o farnel de casa, tem ainda um quiosque com esplanada – este é, aliás, um dos pontos de encontro dos patudos que andam pelo Parque José Gomes Ferreira (ou Mata de Alvalade, como é conhecido), um dos melhores jardins de Lisboa para passear o seu cão! Ou seja, escolha segura!
4. Parque bensaúde
Bem escondido, com uma entrada na Estrada da Luz, está o Parque Bensaúde, com cerca de 3,5 hectares e que pertencia a uma antiga quinta daquela zona. Para além de aqui podermos encontrar o maior e mais antigo sobreiro de Lisboa, existe também um parque canino onde os cães podem brincar soltos.
5. Jardim fernando pessa
Ora aqui está um belo exemplo da expressão popular “junta-se a fome à vontade de comer”! Senão vejam: este jardim, perto da Avenida de Roma, era já há vários anos utilizado pelos residentes da zona como ponto de encontro canino mas, em 2017, a Junta de Freguesia do Areeiro inaugurou aqui um parque canino com cerca de 180 metros quadrados e vários equipamentos.
Como diria o próprio Fernando Pessa, conhecido jornalista que costumava por ali passear e andar de bicicleta: e esta, hein?
6. Jardim da quinta das conchas
Sabiam que este jardim, na zona do Lumiar e com 24 hectares, representa a terceira maior mancha verde de Lisboa, logo a seguir a Monsanto e ao Parque da Bela Vista? Com uma área de jardim e outra de mata, um lago e um parque infantil, este, por isso, é um dos parques onde podemos encontrar mais cães a passear!
7. Tapada das necessidades
8. Parque da bela vista
9. Parque vale do silêncio
Conhecido de todos os habitantes da zona dos Olivais – ou não fosse apelidado de o pulmão dos Olivais –, este jardim parece ainda ser um segredo para muitos lisboetas. São 9 hectares desafogados e que, não obstante a sua localização (ao lado da Avenida de Berlim, uma das mais movimentadas da cidade), são tão silenciosos que fazem jus ao seu nome!